1º Passo: A professora cita alguns livros e seus autores, fazendo um perfil atrativo dessas obras, com o intuito de despertar o interesse pela leitura.
2º Passo: Os alunos vão à Biblioteca, escolhem o livro paradidático que mais o atraiu pela história sugerida e leva-o para ler. Terá 15 dias para esta leitura.
Obs: Todos os livros paradidáticos estão pré-selecionados na estante por série. Há uma prateleira para livros sugeridos para cada série, ainda há uma prateleira só para contos e crônicas e outra para poemas. A professora organizou desta forma, uma vez que achou melhor para os alunos escolherem os livros de acordo com os temas de interesse e o grau de dificuldade dos livros. Não impossibilitando que peguem livros de outras prateleiras se assim optarem.
3º Passo: Orientação para o desenvolvimento do trabalho escrito a partir dessa leitura.
Confecção de um folder.
Material: Folha de A3
Objetivos: O objetivo principal é o estímulo à leitura e foi atingido com a maioria dos alunos. Os mais resistentes aos poucos sucumbem, já que são estimulados pelo depoimento de seus colegas de sala.
Como materialização do resultado da leitura, os folders vão surgindo nos murais e aguçando a curiosidade dos educandos. À princípio se aproximam para ver as ilustrações da capa, no entanto a curiosiodade faz com que leiam o folder e, muitas vezes busquem o livro na biblioteca para lerem. Esse é o objetivo: provocar a curiosidade para a leitura.
2º Passo: Os alunos vão à Biblioteca, escolhem o livro paradidático que mais o atraiu pela história sugerida e leva-o para ler. Terá 15 dias para esta leitura.
Obs: Todos os livros paradidáticos estão pré-selecionados na estante por série. Há uma prateleira para livros sugeridos para cada série, ainda há uma prateleira só para contos e crônicas e outra para poemas. A professora organizou desta forma, uma vez que achou melhor para os alunos escolherem os livros de acordo com os temas de interesse e o grau de dificuldade dos livros. Não impossibilitando que peguem livros de outras prateleiras se assim optarem.
3º Passo: Orientação para o desenvolvimento do trabalho escrito a partir dessa leitura.
Confecção de um folder.
Material: Folha de A3
Objetivos: O objetivo principal é o estímulo à leitura e foi atingido com a maioria dos alunos. Os mais resistentes aos poucos sucumbem, já que são estimulados pelo depoimento de seus colegas de sala.
Como materialização do resultado da leitura, os folders vão surgindo nos murais e aguçando a curiosidade dos educandos. À princípio se aproximam para ver as ilustrações da capa, no entanto a curiosiodade faz com que leiam o folder e, muitas vezes busquem o livro na biblioteca para lerem. Esse é o objetivo: provocar a curiosidade para a leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário