“Há quem passe pelo bosque e não veja lenha para a fogueira.”
Leon Tolstoi
Leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade: “Cidadezinha Qualquer”
1º Passo: A professora dividiu o quadro em três partes e escreveu cada estrofe em uma pare do quadro. Em seguida, leu o poema em voz alta.
2º Passo: Os alunos leram o poema também e junto com a professora fizeram a interpretação das estrofes, fazendo uma reflexão sobre os possíveis significados dos versos e de algumas palavras.
O objetivo foi orientar a compreensão. Chegamos a seguinte conclusão: 1º) A 1ª estrofe caracteriza a cidade como pequena, simples e também mostra o papel social da mulher; a 2ª estrofe, mostra o papel social do homem e o ritmo de vida das pessoas da cidade; e a 3ª estrofe aborda o estilo de vida dos personagens.
3º Passo: Uma vez feita a compreensão, passamos a analisar os aspectos sintáticos e semânticos. O poema foi construído usando substantivos como base, poucos verbos, sem que as ações fiquem em segundo plano.
4º Passo: Verificar a polissemia da palavra “besta” na última estrofe e a referência à linguagem do homem caipira, através da palavra (Eta), que reforça a intenção do texto.
5º Passo: Os alunos foram orientados a fazer uma releitura do poema, usando como referência a sua cidade de origem ou a que vive atualmente.
6º Passo: Após revisão, reescrever o texto
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