domingo, 21 de junho de 2009

Relato IV: Releitura




“Há quem passe pelo bosque e não veja lenha para a fogueira.”
Leon Tolstoi

Leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade: “Cidadezinha Qualquer”

1º Passo: A professora dividiu o quadro em três partes e escreveu cada estrofe em uma pare do quadro. Em seguida, leu o poema em voz alta.

2º Passo: Os alunos leram o poema também e junto com a professora fizeram a interpretação das estrofes, fazendo uma reflexão sobre os possíveis significados dos versos e de algumas palavras.

O objetivo foi orientar a compreensão. Chegamos a seguinte conclusão: 1º) A 1ª estrofe caracteriza a cidade como pequena, simples e também mostra o papel social da mulher; a 2ª estrofe, mostra o papel social do homem e o ritmo de vida das pessoas da cidade; e a 3ª estrofe aborda o estilo de vida dos personagens.

3º Passo: Uma vez feita a compreensão, passamos a analisar os aspectos sintáticos e semânticos. O poema foi construído usando substantivos como base, poucos verbos, sem que as ações fiquem em segundo plano.

4º Passo: Verificar a polissemia da palavra “besta” na última estrofe e a referência à linguagem do homem caipira, através da palavra (Eta), que reforça a intenção do texto.

5º Passo: Os alunos foram orientados a fazer uma releitura do poema, usando como referência a sua cidade de origem ou a que vive atualmente.

6º Passo: Após revisão, reescrever o texto em folha A3 e entregar. Fazer moldura e ilustrar, se quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário