domingo, 7 de junho de 2009

Saída de Estudo II- Oitavos Anos Colégio Energia



No dia 13 de maio, os alunos das turmas 8F1 do Colégio Energia, Unidades Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, participaram de uma saída de estudos à cidade de São Francisco do Sul, no norte do estado, acompanhados dos professores: Elizete, de Português, Rhianny, de Matemática e Rodrigo, de História e ainda os monitores Josué e Diego.

Esta não poderia ter sido uma data mais apropriada, já que historicamente visitamos a 3ª cidade mais antiga do país e, portanto, com muitas resquícias estruturais do império, sobretudo da escravidão. Os alunos voltaram literalmente ao passado, numa viagem à história da colonização portuguesa em uma terra habitada por índios. O casario tombado pelo patrimônio histórico nacional, a bica d’água feita com azulejos do além Tejo, a igreja Nossa Senhora da Graça construída em 1669, tudo isso é mantido com cuidado para preservar a memória cultural de nossos antepassados e nos fazer cientes da nossa própria.

O Museu Nacional do Mar, às margens da baía da Babitonga, resguarda a origem do povo da cidade de São Francisco do Sul, que através da pesca levava o sustento às suas famílias. Neste museu, onde outrora funcionava o porto, há, desde a réplica do barco que trouxe Binot Palmier de Gonneville ao Brasil, a outras réplicas, maquetes, objetos náuticos e até embarcações navegáveis doadas para exposição.

Os alunos ainda fizeram um tour de trenzinho pela cidade histórica, observando o casario que retrata a influência da colonização européia, bem como a estrutura da cidade.

Finalmente, ainda visitaram o porto de São Francisco, que é muito importante no fluxo dos transportes de grãos, movimentando significativamente a Economia da cidade e do estado.

Com esta saída, mais uma vez percebemos a importância da vivência para a concretização do entendimento, uma vez que se estabelecem as relações geográficas, econômicas, ambientais, étnicas, culturais e sociais que ajudam a compor a rede da história de um povo.

Por: Elizete Soares Geraldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário